Coleção completa de imagens do bairro, dividida em várias páginas: http://bit.ly/fotosjaguare

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Comunidade Viva - Entidades Educativas

No artigo introdutório da série "Comunidade Viva" (em 11/06/2010) mostrou-se que a história do bairro tem algo com a Paróquia São José do Jaguaré. Na tentativa de mostrar um olhar positivo sobre a realidade do bairro, este artigo aborda a presença das entidades educativas no Jaguaré e o pioneirismo dos Padres de Santa Cruz nesse sentido.


Paroquia Sao Jose do Jaguare - Fachada em julho de 2008
Imagem externa da Paróquia S. José do Jaguaré. Quando esta imagem é mostrada a crianças e adolescentes, como ponto de referência do bairro, imediatamente muitos deles identificam o logo da Congregação de Santa Cruz como a marca de uma entidade nas qual participam ou participaram em algum momento de suas vidas. (foto de Arq. Pessoal).

A PARÓQUIA SÃO JOSÉ E AS ENTIDADES EDUCATIVAS NO BAIRRO

Hoje temos várias ONGs que prestam importantes serviços educativos ao bairro. Não cabe aqui tentar elencá-las, pois corre-se o risco de esquecer alguma.

Mas há vários anos atraś isso não acontecia. Tínhamos muitas crianças e adolescentes perambulando pelas ruas, sem ter o que fazer quando estavam fora das escolas. Muitos chegavam até mesmo a cometer furtos e por em insegurança a população.

Em um certo momento Padre Roberto resolveu acolher essas crianças no pátio da igreja, inicialmente de modo informal, mas com objetivos bem claros. isso causou um misto de surpresa, admiração e até mesmo desconforto em muita gente. Dizia o padre que era melhor tê-los aqui, mesmo com o risco de algum vandalismo, do que mantê-los nas ruas correndo riscos e pondo em risco a população em geral.

Desse pequeno núcleo de trabalho, contando com a boa vontade e voluntarismo de alguns, evolui-se a algo institucional, com os apoios e parcerias que temos atualmente. Vendo os resultados vísíveis, empresas situadas no bairro também começaram a montar seus núcleos educativos, da forma que existem pelo bairro.

E tudo começou com a teimosia de um padre da Congregação de Santa Cruz, administradora da Paróquia São José do Jaguaré, exemplificando que a fé deve ser algo concreto. Afinal, o que se faz a um desses menores está se fazendo ao próprio Deus (cf. Evangelho segundo S. Mateus, cap. 25).

______
Originalmente, este artigo fora encomendado para mostrar a Paróquia S. José inserida na realidade do Jaguaré, a fim de se utilizado no site institucional da mesma (paroquiasaojosedojaguare.com.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Localização: