Inicia-se neste espaço uma série de artigos sobre a vida comunitária no Jaguaré, a fim de tentar mostrar fatos belos que ocorrem - e nem sempre são devidamente valorizados.
Como artigo introdutório vai um texto que, mesmo breve, mostra que a história do bairro confunde-se com a história de uma de suas instituições mais antigas e sempre atuante: a Paróquia São José do Jaguaré. Confira abaixo:
****************************************
Vista externa da fachada da Paróquia São José do Jaguaré em 2010 (Arquivo Pessoal do responsável por este artigo)
A PARÓQUIA SÃO JOSÉ DO JAGUARÉ NO BAIRRO
A história do bairro confunde-se com a presença dos Padres de Santa Cruz e com sua obra prima no Brasil: a Paróquia São José do Jaguaré.
Exatamente no dia 19 de fevereiro de 1945 era criada a Paróquia São José, sob administração dos Padres de Santa Cruz, os mesmos que criaram e administraram a primeira escola do bairro, o Externato Jaguaré.
Ao longo dos anos, a Paróquia sempre foi pioneira não somente na devoção popular, mas na organização do povo para buscar melhores condições de vida.
Atualmente a Paróquia São José do Jaguaré faz-se presente na realidade educacional do bairro, por meio de várias frentes de atuação.
Além da presença educativa, faz-se presente nas necessidades imediatas da comunidade do entorno como, por exemplo, o socorro prestado às vítimas de um incêndio ocorrido em outubro de 2009: a Paróquia esteve de portas abertas para receber, organizar e distribuir os donativos.
Enfim, pode-se afirmar com toda certeza que a Paróquia e o bairro do Jaguaré foram um par maravilhoso de intercâmbio. Portanto, a Igreja está inserida e atuante no bairro; e este pode contar sempre com ela. O passado e o presente são provas disso.